Sunrays

Blogger Template by ThemeLib.com

Magnificat Subversivo

Published by Adriana Neumann under on 4:39:00 PM

Estávamos na nossa visita de Natal ao Hospital, na companhia do Papai Noel, quando se aproximou de nós um grupo de lutadores de jiu-jitsu, também visitantes do lugar. Quando menos esperávamos, Papai Noel deu um golpe em um dos lutadores - mais jovem, mais ágil e mais forte que ele - e o derrubou no chão.

A foto do golpe é essa aí ao lado. A do lutador no chão, infelizmente não tenho.

Penso que essa imagem reflete o verdadeiro espírito de Natal: espírito absolutamente subversivo! Veja, jamais se pensaria que um velhote gordo e bonachão fosse derrubar o vigoroso jitsu-man... mas, foi justamente o que aconteceu. Subverteu-se a ordem das coisas para o fraco se fazer forte, como na mensagem que o menino na manjedoura nos traz.

Maria, ao saber que esperava um filho, disse:

'A minha alma engrandece ao Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque Ele deu atenção a esta serva humilde e agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada. O poderoso fez grandes coisas e santo é Seu nome e sua misericórdia vai de geração a geração. Com seu braço manifestou poder, dissipou os soberbos, depôs dos tronos os poderosos e elevou os humildes. Aos famintos encheu de bens e despediu os ricos'.

Maria, a mais baixa das mulheres, pobre e solteira, esperava um filho que seria o Mestre. O Criador foi engrandecido pela humildade de sua serva, que anunciava o Reino desse Deus esquisito, para quem o forte é fraco, o último é o primeiro e o poderoso é deposto para em seu trono se colocar o manso e humilde de coração.

Esse Deus de contrastes, com sua singela e magnífica glória, nos ensinou que o verdadeiro poder está no abster-se do poder e que nenhuma vingança tem mais sentido quando o amor toma lugar.

Por isso, me atrevo a dizer que o Natal não é a festa da família nem dos amigos. Natal é a festa do subversivo, daquele que se arrisca a ser o que ninguém mais é, mas ser verdadeiro aos olhos do Pai.

Portanto, querido leitor, subversivo ou não, FELIZ NATAL!

P.S.: Este blog entra em recesso. Sua estressada, rabugenta e ranzinza autora está desfrutando suas merecidas férias até pelo menos dia 2 de janeiro. Vai aproveitar para fazer uma visita a Ituporanga e convencer Aridivania a voltar a escrever suas memórias.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Lipsum

Seguidores