Sunrays

Blogger Template by ThemeLib.com

4'33" - Eu tentei!

Published by Adriana Neumann under on 7:55:00 PM
Caro leitor, antes de ler meu texto, é imperioso que você assista a esse video:



Pois bem, esses dias me falaram da obra de um teórico musical experimentalista chamado John Cage, um ilustre desconhecido para mim.

Torci o nariz quando ouvi a palavra experimentalista. Mas, como não gosto de estabelecer conceitos sem conhecimento prévio do assunto, fui buscar alguns vídeos seus no YouTube.

Foi aí que me deparei com a sua mais famosa obra, a tão comentada, ou o tão comentado, 4'33" - afinal, não cheguei a compreender se isso é uma sinfonia ou um concerto, dada a sua complexidade.

Que momentos agradáveis! Nunca ri tanto na minha vida... não sei se gostei mais da expressão dos músicos tentando se manter sérios, do maestro olhando pro relógio ou da plateia com cara de pastel.

O mais engraçado é que, a cada mudança de movimento, o auditório aproveitava para dar sua característica tossidinha, o que me levou a pensar porque os ouvintes de música erudita tossem tanto...

E o pior: no final da "execução" da obra, todos aplaudiram o maestro e a orquestra com extremo entusiasmo, como se a Anna Netrebko tivesse feito um strip tease cantando Meine Lippen sie Kussen so Heiss.

O que me intriga é tentar descobrir quanto tempo de ensaio é necessário para executar com maestria a obra 4'33".

Mas, o pior de tudo você, caro leitor, não sabe: 4´33´´ teve várias etapas de composição, várias versões, até chegar nessa mais madura que o compositor apresentou como definitiva. Todas as versões são sem som algum.

Dizem os entendidos que o objetivo da obra é nos dar a oportunidade de ouvir nossos próprios sons interiores. Mas, eles estão certos, porque alguns movimentos interiores realmente produzem som - e odor, diga-se de passagem.

Então, talvez a "obra" de John Cage seja o produto desses sons interiores anunciando a verdadeira obra!

1 comentários:

Anônimo disse... @ 26 de julho de 2011 às 16:20

IMPRESSIONANTE. NUNCA VI NADA SO GÊNERO. BJS SIMONE

Postar um comentário

 

Lipsum

Seguidores