Sunrays

Blogger Template by ThemeLib.com

Preciosidade de Advento

Published by Adriana Neumann under on 8:03:00 AM
Porque estamos no Advento e porque hoje é um belo domingo de sol, resolvi já de manhã sacar do meu Messias, de G. F. Haendel, para ouvir. Então, comecei a procurar videos dessa maravilhosa obra para colocar aqui.

Inicialmente, eu queria apenas falar de como foi a experiência sobrenatural de Haendel ao compor essa obra, o que se deu em 24 dias, período em que ele ficou num estado meio de êxtase e ao fim do qual ele declarou: "Acredito verdadeiramente ter visto o céu aberto e o próprio Deus diante de mim".

Mas, na minha busca, encontrei o video maravilhoso que compartilho aqui, que apresenta uma preciosidade: um contratenor interpretando uma ária geralmente interpretada por voz feminina.

Na época de Haendel isso até era comum, mesmo porque existiam os castrati, que tinham seus testículos extirpados em nome da arte e de uma necessidade da Igreja, que não admitia mulheres em seus coros.

Mas, essa crueldade acabou e o último castrato, Alessandro Moreschi, morreu em 1922, após ter servido ao Vaticano por quatro anos.

Assim, hoje em dia temos apenas o contratenor que, naturalmente, tem a voz com a tessitura correspondente à das vozes femininas mais graves. E esse tipo de voz é bastante raro, diga-se de passagem.

Por tudo isso que eu falei, o video já valeria a pena, mas ainda temos uma orquestra genuinamente barroca e um coral excepcional. Verdade que o som é muito baixo, mas ainda vale a pena, se o volume for colocado no máximo.

Mas, é melhor que o leitor veja por si mesmo. Espero que tenha a mesma experiência que eu tive: a de ver o mundo mais bonito e as cores mais brilhantes.



E como fiquei fascinada pela voz de Jay Carter, deixo outro video, da linda ária 'Music For a While', de Henry Purcell. Repare também na sequência de gravuras e fotografias, todas muito belas.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Lipsum

Seguidores