Sunrays

Blogger Template by ThemeLib.com

O início e o fim da vida

Published by Adriana Neumann under on 8:58:00 AM
Filosofia batida, pergunta de conexão no aeroporto de Congonhas:

De onde eu vim? De Florianópolis.

Para onde eu vou? Para o Rio de Janeiro...

Ai, que boba eu. Às vezes nem eu me agüento.

Mas, o que tem ocupado minha cabeça pensante é justamente isso: quando começa e quando termina a vida? Infelizmente, não nascemos com manual de instruções e desconhecemos esses mistérios divinos. Portanto, eu, você e todo mundo só podemos fazer uma coisa - especular.

Sou uma piedosa defensora da vida, sem dúvida. Para mim, ela começa na concepção e termina quando o cérebro deixa de emitir impulsos nervosos. Mas, essa é a minha opinião somente e não ouso registrá-la em cartório.

Engraçado que para muitas culturas e sistemas religiosos, isso se encontra muito bem definido. Exemplo disso é o Corão, onde se diz que a vida começa quando Alah dá alma ao feto, por volta de quatro meses de gestação (se eu estiver errada, alguém me corrija, por favor).

Para nós cristãos ocidentais, o assunto continua nessa obscuridade misteriosa e a religião tenta determinar algo, sem ter condições para tal. E aí vêm aquelas infindáveis discussões sobre três assuntos que provocam arrepios: aborto, eutanásia e células-tronco embrionárias.

E o pior de tudo é que a pessoas têm a tendência a tratar desse assunto de maneira abstrata e a uma distância segura. Poucos são os que se responsabilizam por crianças abandonadas e poucos são os que dão assistência a pessoas desesperadamente doentes, a ponto de querer morrer ou virar cobaias de algo que se encontra em estudo.

Portanto, acho que falta é compaixão. Falta a capacidade de sentir verdadeiramente o sofrimento alheio.

Com diz meu poema preferido, ninguém é uma ilha e a morte de um homem me afeta, como se fosse a minha própria. Portanto, ainda que mantenhamos limpa a nossa consciência, todos temos culpa pelas mazelas da humanidade, cada vez que nos afastamos de um problema daquela natureza, por achar que ele não é nosso.

Por isso, a pior coisa é o julgamento, principalmente quando não temos todos os elementos para formar nossa convicção.

2 comentários:

Seu Jorge disse... @ 30 de novembro de 2005 às 11:12
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Seu Jorge disse... @ 2 de dezembro de 2005 às 08:54

Oi Adria!
Desculpa-me por ter apagado o post, havia cometido um erro antes...
Seguinte, pessoalmente penso que a vida vem bem antes da concepção, na verdade, antes da FECUNDAÇÃO! Pense comigo: os óvulos e os espermatozóides são células vivas, mesmo dentro de suas respectivas gônadas - ou seja, é vida gerando vida.

Deus abençoe a você e cada um dos seus!

Postar um comentário

 

Lipsum

Seguidores